100 Projetos eficazes para fomentar as vocações científico-tecnológicas (STEM)

Top-100 Inovações Educativas consta os resultados do projeto Desafio Educação

Trata-se de uma vasta pesquisa que a Fundação Telefônica realizou ao longo deste ano para identificar iniciativas educativas inovadoras, isto é, inovadoras mas com resultados comprovados, no âmbito do ensino das ciências em sentido amplo

O compromisso da Fundação Telefônica com a Educação reflete-se não só pela atividade de seus programas de intervenção direta com crianças e jovens na Europa ou na América Latina, mas também por meio da exploração constante de tendências educativas inovadoras e na valorização de experiências e projetos que tenham demonstrado resultados.

Se a isto adicionarmos que, no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), um dos desafios mais importantes que atualmente existem é cobrir a demanda, muitas vezes insuficiente, de profissionais formados em carreiras científico-tecnológicas, e que está previsto que esta demanda se manterá em alta nos próximos anos, o horizonte para um projeto como Desafio Educação fica desimpedido.

A batalha do Desafio Educação é, por isso, dupla. Por um lado, mobilizar e sensibilizar a sociedade para a importância de manter as vocações científicas e tecnológicas. Por outro, gerar oportunidades para que se difundam as iniciativas educativas que demonstraram ser mais eficazes e, portanto, mais inovadoras, a fim de estimular a aprendizagem da ciência e da tecnologia, da matemática e da engenharia.

No presente relatório, Top-100 Inovações Educativas, constam os resultados do projeto Desafio Educação. Trata-se de uma vasta pesquisa que a Fundação Telefônica realizou ao longo de 2014 para identificar iniciativas educativas inovadoras, isto é, inovadoras mas com resultados comprovados, no âmbito do ensino das ciências em sentido amplo. Apresentamos as iniciativas consideradas com maior potencial de desenvolvimento, e, para cada uma delas, é oferecida informação breve, no entanto útil e sistemática. Temos a certeza de que estes resultados serão uma ferramenta que permitirá disseminar um conhecimento que consideramos ter um grande valor para toda a comunidade educativa e a sociedade em geral.

boton descarga
Baixe a pesquisa em formato PDF interativo.